Vereadores de Tobias Barreto (SE) conhecem ferramentas da CNM que auxiliam na gestão municipal

cnm-tobias-barretoDiversas ferramentas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que auxiliam os gestores municipais no acompanhamento de índices e transferências, por exemplo, foram apresentadas a vereadores de Tobias Barreto, de Sergipe (SE). Comitiva do Município visitou a sede da entidade na tarde desta segunda-feira, 14 de outubro, e aprendeu a utilizar os recursos.

Mandala ODS, que monitora o desempenho das cidades brasileiras de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o Panoramas, que mostra a situação municipal por área, como Saúde e Educação – ambas disponíveis apenas para Municípios filiados no espaço de conteúdo exclusivo da CNM – figuraram entre as ferramentas apresentadas por especialistas da Confederação ao grupo. Além disso, os técnicos da entidade falaram sobre os seminários do CNM Qualifica e plataformas como o Observatório Político e a Biblioteca on-line.

O presidente da Câmara de Vereadores de Tobias Barreto (SE), Romildo Rodrigues, destacou a importância do trabalho da Confederação, que até então não era conhecido com profundidade pelos vereadores da comitiva. “Nossa vinda aqui é para ajudar o Município, captar mais recursos”, afirmou.

Sobre os sistemas que mostram, de maneira mais unificada, a transferência de recursos, o analista técnico Wanderson Rocha, da área de Estudos Técnicos da CNM, explicou que a intenção é facilitar o acesso às informações. “A ideia é pegar todos esses dados e deixar em um único lugar para que o Município tenha todas as informações juntas”, contou, ao mostrar a ferramenta Panoramas.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Elisangela Campos, se surpreendeu com o auxílio que a Confederação pode oferecer à gestão municipal. “Para nós, que não conhecíamos a fundo, era algo só para prefeitos. Estamos felizes em conhecer mais e ver que podemos aproveitar”, disse. Também participaram do encontro pela comitiva do Município sergipano, os vereadores Verano Rodrigues e Maria Imperatriz Prado e o deputado estadual Dilson de Agripino, além de assessores. Eles foram atendidos ainda pelos colaboradores da entidade da área Institucional Elias Zinczuk, do Jurídico Kim Damasceno, de Estudos Técnicos Alessandra dos Santos e da Assessoria Parlamentar João Vitor Ribeiro.

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias

Voltar
topo