Audiência pública discute destinação dos resíduos sólidos

Na manhã desta segunda-feira (27), a Federação Nacional dos Municípios de Sergipe (FAMES) realizou uma Audiência Pública sobre destinação final de resíduos sólidos. O evento, que contou com a palestra do especialista em Gestão e Resíduos Sólidos, Walfrido Assunção, teve como finalidade destacar a correta destinação do lixo produzido pela população das cidades sergipanas.

No decorrer da audiência foi debatida a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei nº 12.305/10, que trata sobre no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. A lei, prorrogada no ano de 2010, estabelece que os municípios apresentem, dentro de dois anos, planos integrados de gestão em resíduos. Além disso, as prefeituras precisam extinguir os aterros controlados, sendo realizada, em seguida, a abertura de aterros sanitários, feitos em normas de engenharia, que permite o manejo correto.

Através do palestrante Walfrido Assunção, os participantes puderam entender as modalidades corretas dos resíduos, sendo destacada a energia elétrica, resultado de uma transformação dos resíduos. O palestrante destacou a importância da atenção dos gestores quanto ao assunto.
“No momento em que o município terá que, obrigatoriamente, em algum tempo, extinguir o lixão e abrir o aterro, porque não abrir um aterro que produza energia e resolva o problema com muito mais eficiência, segurança e garantia ambiental?!”, questionou.

Ainda de acordo com o especialista, a limpeza urbana é o terceiro maior orçamento dos municípios brasileiros, ficando atrás apenas da saúde e da educação, um fator importante para que o gestor se atente para os projetos e planos voltados para o saneamento básico da cidade.

Logo após a palestra, houve a participação de Alex Bekker, chefe do Departamento Econômico da Embaixada de Israel, que falou sobre “Cidades Inteligentes”. A abertura da audiência foi feita pelo presidente da FAMES, Marcos José Barreto, e também contou com a presença do deputado estadual Georgeo Passos.

Voltar
topo