FAMES divulga nota de solidariedade ao prefeito de Canhoba

Através de uma nota pública, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) prestou solidariedade ao prefeito de Canhoba, Manoel Messias Hora Guimarães (Manoel Arroz), ao motorista de um ônibus escolar, Anderson Andrade, e ao secretário municipal de Educação. A reação se deve a uma apreensão que ocorreu no dia ontem de um ônibus escolar do município que estava transportando jovens jogadores para um treinamento. Confira a nota na íntegra.

NOTA DE SOLIDARIEDADE

Em nome de todos os prefeitos que compõem a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) prestamos nossa mais absoluta solidariedade ao prefeito de Canhoba, Manoel Messias Hora Guimarães (Manoel Arroz), ao motorista de um ônibus escolar, Anderson Andrade, e ao secretário municipal de Educação. Conforme foi amplamente divulgado na imprensa, a promotora de Justiça, Rosane Gonçalves, apreendeu o veículo que estava transportando jovens de um time de futebol da cidade. O chamado “flagrante”, como relatou a matéria de um telejornal, aconteceu na cidade vizinha de Nossa Senhora de Lourdes.

É verdade que se tratava de um veículo destinado ao transporte de estudantes, mas que no momento estava fora do horário da sua rota e transportava jovens (a maioria alunos também) que, ao invés de estarem na rua, ociosos, praticando atos de violência ou consumindo drogas, iriam treinar para um campeonato de futebol promovido pelo Governo do Estado. Dentro do ônibus não havia drogas, armas, marginais e nem bandidos, mas jovens e adultos responsáveis que não estavam praticando nenhum crime, mas foram tratados como bandidos, inclusive com um forte aparato policial na hora do ocorrido, com policial segurando o revólver em punho. O constrangimento chegou a tal ponto que o motorista foi preso por peculato e obrigado a dirigir o ônibus até a cidade de Porto da Folha, distante 46km, para lavrar o flagrante.

É lamentável que o Ministério Público mobilize todo um aparato policial para prender um servidor e impedir que jovens pratiquem esporte, enquanto nossas cidades estão à mercê da marginalidade, como o caso ocorrido recentemente em uma escola no município de Capela. Sabemos que esse não é o entendimento de todo o Ministério Público, que tem compreendido as dificuldades que passam os municípios pela falta de recursos, e que nesse caso, seria inviável alugar um ônibus para levar jovens atletas que iriam treinar para um torneio promovido pelo Governo do Estado. Iremos procurar o coordenador geral do MPE, Dr. Rony Almeida, para buscarmos uma saída para esse impasse, uma vez que não somente Canhoba, mas a grande maioria dos municípios também se utiliza do ônibus escolar para transportar moradores ligados a programas sociais, projetos esportivos e/ou educativos.

A FAMES coloca sua assessoria jurídica à disposição do prefeito Manoel Arroz para sua defesa ou até mesmo ações que julgar pertinentes. A democracia deve prevalecer bem como o direito à ampla defesa. A Federação dos Municípios de Sergipe não poderia agir de outra forma neste momento.

Marcos José Barreto
Presidente

Voltar
topo