Roda de conhecimento esclarece gestores sobre questões da área de Saúde

rodadeconhecimentoO Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) e o Fundo Nacional de Saúde (FNS) foram os temas abordados na Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 28 de setembro. Comandada pela técnica da área de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Amanda Oliveira, a transmissão ao vivo trouxe esclarecimento aos gestores municipais.

A especialista abriu a apresentação destacando que “o Fundo Nacional de Saúde é um dos sistemas mais importantes para o gestor municipal para o acompanhamento dos recursos financeiros do Município”. Amanda ressaltou que, os gestores municipais estão em primeiro mandato têm dificuldade de identificar onde que os recursos financeiros estão. Por isso, a importância de se entender e conhecer mais sobre o FNS.

“O FNS é o agente financeiro responsável por organizar toda a estrutura do SUS [Sistema Único de Saúde], nós temos algumas estruturas dentro do sistema que auxiliam os gestores a organizar o seu sistema de saúde municipal”, explicou a técnica.

Sismob
Sobre o Sistema de Monitoramento de Obras, Amanda reforçou que “hoje a orientação da CNM é de que todo Município deve atualizar o seu cadastro para o novo Sismob”. Ela destacou que só por meio desse Sistema o gestor terá acesso ao andamento de obras na área da Saúde.

Por fim, a especialista esclareceu algumas dúvidas enviadas pelo chat do Facebook no momento da transmissão ao vivo. Questionamentos feitos ao final da transmissão serão respondidos na aba de perguntas e resposta da área de Saúde no site da CNM.

O Roda de Conhecimento é transmitido todas as quintas-feiras, a partir das 10h. Para participar basta acessar a página da CNM no Facebook.

Confira abaixo como foi o Roda de Conhecimento desta quinta. 

 

Fonte: cnm.org.br

 

Voltar
topo