Secretaria de Educação capacita municípios sobre o Livro Didático

Por Ítalo Marcos

Técnicos das secretarias de educação de todos os municípios sergipanos participaram, na manhã desta quarta-feira, 12, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). A formação foi realizada no Teatro Lourival Batista, em Aracaju, e ministrada pelo coordenador da Divisão de Material, Ensino-Aprendizagem (Dismea/ Dase), Marcos Vinícius Melo dos Anjos.

O diretor do Dase, Fábio Leite, destacou a necessidade de o estado fazer essa parceria com a rede municipal de educação. “Estamos dando essa assessoria aos municípios pela importância do Livro Didático, que apesar de vir através do governo federal, nós temos a responsabilidade de orientá-los em como fazer a utilização da maneira correta”, explicou.

O coordenador da Dismea, Marcos Vinícius, afirmou que o treinamento surgiu porque houve mudanças na forma de se fazer a gestão do livro didático, que agora é realizada diretamente através do site do PDDE Interativo.

Controle do Livro Didático

Durante a capacitação, Marcos Vinícius disse que os municípios e escolas precisam alimentar o sistema com dados e números de alunos, livros, e o quantitativo que está faltando. O FNDE terá o controle da quantidade de estudantes e livros que tem nas escolas e saberá o quanto está faltando, para que se possa ser feita a reserva técnica.

“Estamos dando orientação sobre como preencher o site do PDDE Interativo e fazer a reserva técnica que é solicitada ao FNDE. As escolas pedem a reserva, mas as secretarias precisam validar. Se esse processo não ocorrer, esses livros acabam não chegando nas unidades de ensino”, disse.

Essa capacitação já foi realizada, anteriormente, com os técnicos da rede estadual de Educação de todas as Diretorias Regionais.

 

Voltar
topo