Ministro da Saúde participa de I Encontro dos Gestores Públicos de Sergipe

Nesta última quinta-feira (05), o 1º Encontro dos Gestores Públicos de Sergipe – 2017 reuniu prefeitos e secretários de Saúde para receberem orientações do ministro da Saúde, Ricardo Barros, sobre captação de recursos e programas desenvolvidos pelo Ministério. O evento, promovido pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) com o apoio do deputado federal André Moura, aconteceu no Hotel Quality, em Aracaju. Na ocasião, o ministro destacou que uma das prioridades do Ministério é que as prefeituras promovam a informatização da Saúde. Ele frisou que o objetivo do Governo Federal é estreitar os laços com as administrações municipais.encontro

“A Saúde é uma ação descentralizada feita pelos municípios, estados, filantrópicas e prestadores. E os municípios são fundamentais nessa execução da política de Saúde. Aprendi muito hoje, ouvi muito as pessoas e pude dar nossa opinião sobre as questões que preocupam os prefeitos. Quero agradecer o número significativo de prefeitos presentes nessa reunião”, pontuou o ministro. O presidente da FAMES, Marcos Barreto (Marcos da Acauã), destacou a importância de manter uma relação próxima com o Ministério da Saúde para melhorar a eficiência das gestões municipais, bem como com os demais órgãos federais. Para ele, a Saúde é uma das principais – senão a principal – demandas da população.

“Cabe aos municípios a responsabilidade de estar na linha de frente, no primeiro atendimento. É nas cidades onde os usuários recebem o atendimento inicial: seja no posto de saúde lá do povoado; nas unidades básicas na sede; nas UPAS ou nos hospitais municipais. A retaguarda da rede pública municipal é enorme, complexa e precisa estar preparada para receber tamanha demanda. Por isso, prefeitos e prefeitas devem ficar atentos e trabalhar de forma técnica, buscando a parceria essencial do Ministério da Saúde, que gerencia os recursos nacionais que são repassados para os municípios”, ressaltou Marcos da Acauã.

Após a palestra conduzida pelo ministro, os prefeitos e secretários aproveitaram a oportunidade para levantar questões e esclarecer dúvidas. A prefeita de Capela, Silvany Sukita, reconhece a relevância das parcerias com os órgãos federais. “O Ministério da Saúde é o principal financiador da saúde publica de nosso município. Então a parceria é muito importante para fortalecer e melhorar a qualidade dos serviços. É de suma importância, neste primeiro momento em que os novos gestores estão começando, a administração pública ter essa aproximação e saber quais os planejamentos e ações que o Ministério pretende desenvolver nos municípios sergipanos”, afirmou.

Aproveitando a presença do ministro, a Divisão de Convênios do Ministério da Saúde em Sergipe ficou disponível para realizar o cadastramento de senhas dos sistemas, fornecimento de relatório de convênios e também o atendimento da unidade cadastradora do INCRA/SE, para atualização de senha do SICONV.

Visitas

Ricardo Barros assinou duas portarias: a primeira habilita Aracaju a receber incentivo financeiro para custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e a segunda estabelece recursos para média e alta complexidade para Estado, através de R$ 6,3 milhões em investimentos. Durante a tarde, o ministro visitou os Hospitais Cirurgia e Santa Isabel, acompanhado do governador Jackson Barreto e demais autoridades políticas sergipanas. As visitas funcionaram como uma prestação de contas dos investimentos feitos pelo Governo Federal, uma forma de mostrar ao ministro as demandas das unidades e embasar as solicitações feitas pelo governador. O ministro garantiu que vai estudar todos os casos apresentados e que o Governo Federal fará o possível para investir na Saúde sergipana.

Voltar
topo