FAMES realiza rodada de palestras sobre soluções digitais para gestão pública
Prefeitos el eitos, reeleitos e suas equipes participaram na manhã desta segunda-feira (19) de uma rodada de palestras promovida pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES). O encontro aconteceu na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As empresas Agill, Ponto ID e Virtual Vision, de Brasília, apresentaram soluções digitais para diversas áreas da gestão pública: Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e outros serviços públicos. O presidente da Fames, Marcos Barreto (Marcos da Acauã), destacou que as soluções são voltadas para o desenvolvimento dos municípios. “São propostas que oferecem mais conhecimento, oportunidades de mais arrecadação e menos gasto – especialmente na merenda escolar, na educação, na assistência social”, afirmou.
Marcos da Acauã frisou que, apesar de ainda se tratar de uma novidade em Sergipe, os gestores presentes no evento mostraram-se interessados. “A tendência é que os municípios, aos poucos, se adaptem a essa nova realidade. Em alguns Estados já existe um número significativo de municípios com sistemas digitais implantados. E hoje, após o evento, cerca de 35 novas gestões já conversaram com as empresas e deixaram claro seu interesse nos programas. A Fames seguirá incentivando os gestores sergipanos para que todos invistam em projetos que proporcionem benefícios à população”, pontuou o presidente da Federação.
O gerente de negócios da Virtual Vision, Grimalde Carvalho, explicou a importância de uma ferramenta de registro voltada para a Assistência Social. “Essa ferramenta inclui Saúde, Educação e Agricultura. Ela faz o registro de todas as pessoas que estão recebendo benefícios para que o gestor possa com base nesses dados ter acesso a decisões para rápida tomada de decisões. Faz a alimentação de dados e otimiza a gestão no sentido de geração de relatórios para que se aumente a produção que é enviada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), ou seja, quantitativo de registros reais para que isso impacte no envio de mais recursos para o município”, ressaltou.
Segundo Grimalde, a ferramenta faz um controle social amplo das pessoas acompanhando, por exemplo, serviços como emissão de carteira de trabalho, bolsa família, distribuição de cesta básica, entre outros. O diretor comercial da Ponto ID, Judá Milhomem, conduziu uma palestra apresentando sistemas, consultoria e serviços para as áreas administrativa, fiscal e tributária. O gerente comercial da Agill Administração Tributária, Jocleber Araújo, falou sobre um sistema para maximização de receitas próprias.
Para o prefeito eleito de Tomar do Geru, Pedrinho Balbino, a renovação através de soluções digitais é necessária nos dias atuais. “O acompanhamento das ações do dia a dia, com orientações para os gestores, são fundamentais para uma gestão de qualidade. Nosso problema é financeiro, afinal tem o custo de manutenção de um programa desses no município. Mas temos a necessidade de um acompanhamento por meio de tais programas”, pontuou. Segundo a nova gestora Silvany Sukita, de Capela, as propostas apresentadas durante o evento representam um investimento na qualidade dos serviços que tendem a melhorar a gestão. “As soluções digitais vêm justamente para otimizar os serviços e, dentro disso, promover uma economia nos custos, que é o mais importante”, frisou.