FAMES realiza rodada de palestras sobre soluções digitais para gestão pública

Prefeitos el15609100_764405093716639_1293737557_o eitos, reeleitos e suas equipes participaram na manhã desta segunda-feira (19) de uma rodada de palestras promovida pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES). O encontro aconteceu na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). As empresas Agill, Ponto ID e Virtual Vision, de Brasília, apresentaram soluções digitais para diversas áreas da gestão pública: Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e outros serviços públicos. O presidente da Fames, Marcos Barreto (Marcos da Acauã), destacou que as soluções são voltadas para o desenvolvimento dos municípios. “São propostas que oferecem mais conhecimento, oportunidades de mais arrecadação e menos gasto – especialmente na merenda escolar, na educação, na assistência social”, afirmou.

Marcos da Acaimg_8871uã frisou que, apesar de ainda se tratar de uma novidade em Sergipe, os gestores presentes no evento mostraram-se interessados. “A tendência é que os municípios, aos poucos, se adaptem a essa nova realidade. Em alguns Estados já existe um número significativo de municípios com sistemas digitais implantados. E hoje, após o evento, cerca de 35 novas gestões já conversaram com as empresas e deixaram claro seu interesse nos programas. A Fames seguirá incentivando os gestores sergipanos para que todos invistam em projetos que proporcionem benefícios à população”, pontuou o presidente da Federação.

O gerente de negócios da Virtual Vision, Grimalde Carvalho, explicou a importância de uma ferramenta de registro voltada para a Assistência Social. “Essa ferramenta inclui Saúde, Educação e Agricultura. Ela faz o registro de todas as pessoas que estão recebendo benefícios para que o gestor possa com base nesses dados ter acesso a decisões para rápida tomada de decisões. Faz a alimentação de dados e otimiza a gestão no sentido de geração de relatórios para que se aumente a produção que é enviada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), ou seja, quantitativo de registros reais para que isso impacte no envio de mais recursos para o município”, ressaltou.

Segundo Grimalde, a ferramenta faz um controle social amplo das pessoas acompanhando, por exemplo, serviços como emissão de carteira de trabalho, bolsa família, distribuição de cesta básica, entre outros. O diretor comercial da Ponto ID, Judá Milhomem, conduziu uma palestra apresentando sistemas, consultoria e serviços para as áreas administrativa, fiscal e tributária. O gerente comercial da Agill Administração Tributária, Jocleber Araújo, falou sobre um sistema para maximização de receitas próprias.

Para o prefeito eleito de Tomar do Geru, Pedrinho Balbino, a renovação através de soluções digitais é necessária nos dias atuais. “O acompanhamento das ações do dia a dia, com orientações para os gestores, são fundamentais para uma gestão de qualidade. Nosso problema é financeiro, afinal tem o custo de manutenção de um programa desses no município. Mas temos a necessidade de um acompanhamento por meio de tais programas”, pontuou. Segundo a nova gestora Silvany Sukita, de Capela, as propostas apresentadas durante o evento representam um investimento na qualidade dos serviços que tendem a melhorar a gestão. “As soluções digitais vêm justamente para otimizar os serviços e, dentro disso, promover uma economia nos custos, que é o mais importante”, frisou.

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