Seminário aborda desafios e soluções para os prefeitos que tomarão posse em janeiro

Marcos Acauã: “é preciso que todos os políticos sejam verdadeiros gestores”
Marcos Acauã: “é preciso que todos os políticos sejam verdadeiros gestores”

Prefeitos eleitos e reeleitos em outubro participaram, nesta última sexta-feira (02), do seminário “Construindo o Futuro: os Caminhos para u
ma Gestão Pública Eficiente”. O evento, promovido pela Federação de Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) com o patrocínio da CAIXA, abordou diversos temas de interesse dos gestores e suas equipes. O presidente da Federação, Marcos Barreto (Marcos da Acauã), frisou a importância do encontro que teve como objetivo discutir os desafios da administração pública municipal para os próximos quatro anos em Sergipe.

“No contexto econômico atual, é preciso que todos os políticos sejam verdadeiros gestores e que, em vez de política, usem de técnica para administrar seus municípios. Todos os temas trazidos por competentes profissionais a este evento agregaram positivamente. Uma gestão de sucesso, com bons frutos para toda a população, é feita não somente através de captação de recursos, mas também – e principalmente – através de criatividade e sensibilidade. Tivemos hoje aqui cerca de 80 a 90% de prefeitos e técnicos do nosso estado, participando e elucidando dúvidas numa oportunidade maravilhosa de receber todo o conhecimento passado por representantes de diversos órgãos públicos”, pontuou Marcos da Acauã.

A programação foi intensa. Um dos palestrantes, o advogado Jorge Elias, da Estratégia Consultoria, abordou a importância dos convênios para uma gestão de excelência. “A Administração pública traz grandes desafios para os gestores, dentre eles, levar o desenvolvimento social para a população. E a Estratégia Consultoria trabalha orientando os prefeitos, criando projetos técnicos para a captação de recursos que irão financiar obras diversas nos municípios”, destacou.

foto-jorge-elias
Jorge Elias destacou a importância da captação de recursos para o sucesso da gestão

Pela manhã, o seminário também contou com palestras do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), César Mandarino; do superintendente Federal da Agricultura no Estado de Sergipe, José Everaldo de Oliveira; do sócio da Monteiro e Monteiro Advogados, Bruno Romero; do delegado federal da Sead no Estado de Sergipe, Pedro Lacerda; do superintendente regional da CONAB em Sergipe, José Resende dos Santos; da superintendente regional da FUNASA, Kelly Christine Satler, e do chefe da Divisão de Convênios do Núcleo do Ministério da Saúde em Sergipe, Dielson Tadeu Barreto.

À tarde, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Antônio Marco Queiroz, e a diretoria do banco, abordaram diversos temas, como Habitação, FGTS e soluções da instituição para os municípios sergipanos. “Um evento como este une as instituições e as administrações públicas (gestores eleitos e reeleitos e o técnicos) em prol da construção de uma administração pública mais eficiente, num momento de contingenciamento maior de recursos públicos. A CAIXA apresentou aos novos gestores o seu papel como agente de políticas públicas e de programas sociais como o Minha Casa Minha Vi  da, o Bolsa Família, entre outros. A instituição hoje tem um papel preponderante e é protagonista no crescimento da administração pública e na transformação desta atual administração em um modelo mais eficiente”, ressaltou o superintendente.

O público presente também assistiu a uma palestra sobre propostas de parcerias para políticas de assentamento e Cadastro Rural, ministrada pelo superintendente regional do INCRA em Sergipe, Haroldo Araújo Filho, e à palestra “Como recuperar e manter a certidão do INSS”, conduzida por um representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ambas as instituições destacaram as ações dos respectivos órgãos em benefício das prefeituras sergipanas.

Para os prefeitos, o encontro foi uma oportunidade de agregar conhecimentos. “A realização desse seminário é de grande importância, um momento de integração entre os prefeitos reeleitos e os novos gestores que estão com uma importante missão nos próximos quatro anos: gerenciar seus municípios. É um momento de grandes conhecimentos e descobertas para tornar mais fácil a administração”, afirmou a prefeita de Malhador, Elayne de Dedé.

Voltar
topo