Reforma da Previdência deverá ser encaminhada ao Congresso nas próximas semanas

recursos_agO ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira, 29 de setembro, que o governo pretende encaminhar a proposta da reforma previdenciária ao Congresso Nacional nas próximas semanas. A expectativa do ministro é de que a matéria seja aprovada ao longo de 2017, de preferência no primeiro semestre.

A fala foi emitida após ele participar de cerimônia de premiação de empresas promovidas pelo jornal O Estadão. Em conversa com os jornalistas, Meirelles destacou a necessidade de se avaliar o tema com calma. “É absolutamente normal que a reforma da Previdência tome alguns meses de discussão. A sociedade demanda isso e é o correto. A reforma da Previdência não é algo a ser aprovado a toque de caixa, por ações do Executivo”, comentou.

De acordo com Meirelles, mais importante do que o tempo para aposentadoria, é garantir que todos recebam o benefício e o Estado não entre em colapso. Sobre possibilidades de mudança no texto, o ministro assinalou que a reforma da Previdência ainda não está definida.

Ainda neste dia 29 de setembro, o chefe da pasta comentou sobre a possibilidade de aumento de impostos nos próximos meses. Ele avaliou que a queda de 10% da arrecadação em agosto já era prevista e reafirmou que não há previsão de aumento de impostos tanto neste como no próximo ano.

“Neste ano, não se configura a necessidade de aumento de impostos. Todas as projeções que estamos fazendo no relatório bimestral de acompanhamento das contas públicas mostra que não se configura essa necessidade”, explicou Meirelles, antes de dizer que o orçamento de 2017 igualmente não contempla reajustes tributários.

Para o ministro, a arrecadação deve se estabilizar e voltar a crescer na medida em que a economia retomar o caminho do crescimento.

Fonte: Agência CNM, com informações da Agência Estado

Voltar
topo