Confederação convida gestores municipais brasileiros para congresso da CGLU

congresso_bogota_divulgacaoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores municipais brasileiros a participarem do 5.º congresso da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O evento, que ocorre entre os dias 12 e 15 de outubro, será palco da Cúpula Mundial de Líderes Locais Regionais. Este é o maior encontro global de prefeitos, vereadores e representantes dos governos locais.

O congresso acontece a cada três anos e tem ganhado cada vez mais notoriedade no cenário internacional. Este ano, a cidade de Bogotá, na Colômbia, será anfitriã do evento cujo tema abordará: “vozes locais por um mundo melhor”.

Na programação constam um conjunto de debates sobre os problemas mais urgentes dos Entes locais, além de questões ligadas à sustentabilidade urbana, reforçando o tema do congresso. O intuito é aproveitar a presença de mais de 3.000 líderes municipais de todo o mundo para um diálogo aprofundado, por meio de plenárias, foros e atividades de intercâmbio em rede.

A Confederação, que ocupa a posição de vice-presidência na CGLU, lembra que o evento é uma oportunidade de troca de experiência com gestores de todas as regiões do mundo, de cidades pequenas, médias ou mesmo metrópoles. Além disso, o congresso permitirá melhor compreensão sobre como participar do movimento municipalista internacional.

No dia 11 de outubro, também na cidade de Bogotá, a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma) promoverá um seminário sobre Descentralização na América Latina e um diálogo com parlamentares colombianos.

Resultados esperados

Quatro resultados principais são esperados como resultado do congresso. O primeiro deles é elaboração da Agenda Global dos Governos Locais e Regionais para o século XXI. O segundo diz respeito a publicação do 4.º Informe Mundial sobre a Democracia Local e a Descentralização.

Também são aguardadas as declarações de Bogotá e as Recomendações dos Governos Locais e Regionais para a Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).

Interessados podem se inscrever diretamente no site do evento. As inscrições efetuadas até o dia 15 de setembro possuem desconto promocional. Acompanhantes tem valor reduzido.

Mais informações e inscrições sobre o congresso da CGLU aqui

Fonte: Portal cnm

Voltar
topo