Ziulkoski apresenta estudos sobre crise nos Municípios durante lançamento da XIX edição da Marcha

coletiva_cnmNesta segunda-feira, 9 de maio, às 10h, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, vai apresentar a XIX edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Em coletiva de imprensa de lançamento do evento, o líder municipalista irá expor dados novos, que mostram os efeitos da crise na atualidade e os entraves para o encerramento dos mandatos, especialmente sobre os cofres municipais.

Ziulkoski vai apresentar aos jornalistas de que forma a crise econômica atinge a população em seus Municípios. Dentre os diversos indicadores negativos que têm impactado às administrações municipais, a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é a que afeta a maioria deles, uma vez que mais de 60% das 5.568 Prefeituras dependem exclusivamente dos recursos deste Fundo. A CNM tem alertado que, os Municípios deixaram de receber cerca de R$ 122,7 bilhões a menos no FPM de 2008 a 2014, fruto das reduções do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR). Ziulkoski, durante a coletiva, vai mostrar o panorama da retenção do Fundo no último mandato.

E para dar início aos trabalhos da XIX Marcha – que terá como tema Desafios de Final do Mandato – a programação prevê a participação da Presidência da República; de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do governo; de representantes do Tribunal de Contas da União e dos Estados, além de governadores, parlamentares e milhares de prefeitos e demais gestores municipais.

A Coletiva de Imprensa de lançamento da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, com o presidente da CNM será na sede da entidade no endereço SCRS 505, Bloco C, Lote 01 3.º andar, Brasília (DF).

Fonte: http://www.cnm.org.br/

Voltar
topo