Mobilização: movimento municipalista confirma ato na Praça dos Três Poderes

Presidentes de entidades estaduais e Confederação Nacional de Municípios (CNM) discutiram detalhes da próxima Mobilização Permanente, que ocorrerá no dia 5 de agosto, em Brasília. A crise sentida pelas prefeituras nos últimos anos chegou à casa do cidadão. Está cada vez mais grave e os prefeitos pedem que a reformulação do pacto federativo seja levada adiante no Congresso.

Incialmente os prefeitos, vices, vereadores e demais gestores se reunirão, a partir das 9 horas no auditório Nereu Ramos, na Câmara. Lá eles farão a concentração para o grande ato, às 11 horas. Os municipalistas irão para frente do Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes, pedir que a palavra do governo federal seja cumprida. Esta “palavra” é o acordo de aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os prefeitos querem receber aquilo que foi acordado e não apenas metade, como foi transferido no dia 10 de julho. Neste sentido, a CNM e as entidades estaduais pedem o pagamento de um Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) no valor de R$ 1 bilhão (a título de complementar o valor que realmente deveria ter sido transferido e que era esperado).

Reunião
Na reunião desta tarde de 27 de julho, na sede da CNM, estiveram presentes representantes das associações de Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará. Todos os presidentes e diretores reforçaram a necessidade de uma participação maciça de gestores. A ideia é apresentar faixas com as reivindicações e mostrar, por meio do ato, o “desespero” dos prefeitos na condição dos Municípios em plena crise estrutural e financeira.

Voltar
topo