Prefeitos confirmam presença em encontro sobre o pacto federativo convocado por Renan

Depois de forte discurso sobre a reformulação do pacto federativo na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), receberá prefeitos em encontro especial sobre o tema. A reunião será no Salão Negro do Congresso, nesta quarta-feira, 17 de junho, às 11 horas. Até o momento, mais de 70 prefeitos confirmaram presença, de acordo com notícia da Agência Senado.

Uma semana antes da Marcha, Renan promoveu encontro semelhante com os governadores para ouvir deles os anseios dos Estados por um novo modelo federativo. Ao participar da Marcha, ele tomou conhecimento também da pauta dos municipalistas. O encontro no Congresso vem para reforçar os pedidos dos prefeitos, os representantes dos Municípios.

Assim como exposto na XVIII Marcha, é preciso rever a partilha dos recursos do bolo tributário brasileiro. Os Municípios são os que menos recebem e os que mais assumem responsabilidades. Portanto, na visão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), este sistema está deturpado.

Celeridade nas ações do Senado

Levar o tema com “celeridade” no Senado foi promessa feita por Renan Calheiros aos participantes da Marcha, no dia 27 de maio. Esta reunião é mais um passo em cumprimento desta promessa. “O pacto federativo está andando. O importante é que tenhamos pontos sobre os quais haja acordo de todas correntes dos Municípios e do próprio Parlamento para que a gente possa avançar sem recuo”, disse Renan.

Voltar
topo