Prefeitura Municipal de Capela

brasao_capelaPrefeita: Silvany Yanina Mamlak Sukita (PTN)

Quando, em princípios do século XVIII, o capitão Luís de Andrade Pacheco e sua mulher, Perpétua de Matos França, fixaram residência em terras situadas entre o rio Japaratuba e a localidade de Coité, já os tupinambás as haviam abandonado, tangidos pela proximidade do homem branco. O sentimento religioso do casal determinou a doação, por escritura lavrada no tabelionato de Santo Amaro das Brotas, da quantia de cem mil réis, destinada à construção de uma capela sob o orago de N. S.ª da Purificação, no sítio denominado Tabuleiro da Cruz, em 1735. Dois anos depois, estava a capela construída. A frequência de missas e de festejos promovidos pelo padre Luís de Andrade Pacheco, filho dos doadores, atraiu moradores circunvizinhos, que construíram novas casas e ranchos nas proximidades. Por volta de 1808, nas proximidades da capela de Nossa Senhora da Purificação, já viviam aproximadamente 4 mil pessoas.

O plantio do algodão, a cultura da cana e o açúcar fomentaram o comércio e expandiram a localidade. No princípio do século 20, o progresso do Município marchava mais vivo com a mecanização de sua indústria açucareira, datando de 1914 a primeira usina de açúcar cristal. Em 1915, o ramal ferroviário Murta-Capela ligou-o aos municípios servidos pela Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, inclusive às capitais Aracaju e Salvador, o que, sem dúvida, Ihe propiciou notável desenvolvimento.

A freguesia de Nossa Senhora da Purificação da Capela deve sua criação ao Alvará de 9 de fevereiro de 1813. Em virtude da Resolução do Conselho do Governo, aprovada pela Lei provincial de 19 de fevereiro de 1835, criou-se o Município, sob a denominação de N. S.ª da Purificação da Capela, com território desmembrado do Termo da Vila de Santo Amaro das Brotas. Em 28 de agosto de 1888 o município se torna cidade e passa a ser chamado apenas de Capela.

No início da década de 1950 chega a uma produção agrícola (canavieira principalmente) de mais de 80 milhões de cruzeiros. Até a década de 80 (Século XX), Capela possuía usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar, chegando a ter três delas, declinando até chegar a nenhuma. A época das usinas proporcionou riqueza e fama a algumas famílias locais e sustento à população. Hoje a principal atividade do município é a criação de rebanhos de leite e corte.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º30’12” sul e a uma longitude 37º03’10” oeste, estando a uma altitude de 162 metros. Sua população estimada em 2004 era de 27 243 habitantes. Possui uma área de 431,9 km².

Turismo

Atualmente, Capela é famosa pela sua Festa de São Pedro, onde centenas de foliões buscam nas matas próximas à cidade e erguem numa das praças um “mastro”, árvore escolhida para levar em seus galhos superiores prêmios que serão posteriormente disputados em meio a uma “guerra” de rojões. Estes prêmios são ofertados pelo comércio local, sendo captados no evento conhecido como “Sarandaia”, que ocorre no 1º dia do mês de junho, quando um habitante local, travestido de “baiana”, passa de porta em porta acompanhado por banda de pífanos e foliões.

Ao cair da noite, uma imensa fogueira é acessa aos pés do mastro e, enquanto este queima, é travada uma “guerra de espadas”, “busca-pés” e “limalhas”, todos derivações derojões. Assim que o mastro cai os “combatentes” se lançam sobre ele à cata dos tais prêmios.

Outra diversão para os moradores da cidade é a “bica”, nascedouro de águas límpidas e gélidas, localizada numa belíssima área de mata protegida.

Voltar
topo