Senado deve votar esta semana duas propostas que compõem a reforma política

A reforma política ganha força no Senado Federal. A Casa deve votar esta semana duas proposições que alteram as regras atuais. Uma delas trata do fim do voto proporcional para vereadores e deputados em Municípios com mais de 200 mil habitantes. A outra a desincompatibilização dos cargos do Executivo para se candidatarem à reeleição – prefeitos, governadores e presidente da República teriam de sair do cargo para tentar mais um mandato.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou no dia 24 de fevereiro, última quarta-feira, que esses dois projetos seriam pautas nesta semana, de 2 a 6 de março. “Eu vou receber as indicações dos partidos, mas desde logo nós vamos votar a descompatibilização. É uma medida importante, profilática. Nós vamos votar o fim das coligações proporcionais. E nós vamos apreciar rapidamente o voto majoritário nas eleições municipais nos Municípios acima de 200 mil habitantes”, disse.

Na semana passada, o Senado promoveu uma sessão temática sobre a reforma política. Ela é formada ainda de propostas como a que prevê o fim do financiamento de campanhas por empresas privadas e a que busca coincidir os mandatos para que haja apenas uma eleição a cada quatro anos para o Executivo e o Legislativo.

*Com informações da Agência Senado

 

 
Voltar
topo