Prefeituras sergipanas vão participar da campanha “Viva seu Município”

Na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, é comemorado o “Dia do Municipalismo no Brasil”, e para celebrar a data prefeituras de todo o País vão participar de mais uma edição da campanha “Viva seu Município”. Os atos públicos, comandados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio das entidades estaduais, têm o objetivo de mostrar à sociedade todos os efeitos que a atual crise causa aos cofres públicos.

O cenário das finanças municipais é desesperador e foi ampliado em razão da seca, de inundações, de destruição de lavouras, de reajustes nas tarifas de energia e de apagões. Enfim, das mesmas dificuldades que afetam a maioria dos cidadãos. Além das questões climáticas, o acúmulo de atribuições e o atraso nos repasses federais torna quase impossível administrar a máquina municipal.

Para este ano, a entidade elencou sete bandeiras: Leis que potencializem a arrecadação própria dos Municípios; Atualização dos programas federais pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Ampliação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Ampliação dos recursos para a saúde; Encontro de contas da Previdência; Ampliação do orçamento para ações de reparo aos efeitos da seca; e Destino de recursos para o combate de drogas, com ênfase no crack. 

Sergipe estará envolvido nas ações, como explica o presidente da Federação dos Municípios do Estado (Fames), Fábio Andrade, prefeito de Nossa Senhora de Lourdes. “Os gestores de todo o Brasil vão se unir para chamar a atenção da sociedade e do Governo Federal. Os Municípios vão de mal a pior, e só com uma mudança de mentalidade e de atitude dos nossos governantes é que vamos conseguir mudar alguma coisa. Por isso, a Fames apoia o movimento”, ressalta.

 

 

Voltar
topo