Posse de novo presidente da Fames é bastante prestigiada

1Na manhã desta sexta-feira (16), a Federação  dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames),  realizou a solenidade de posse do novo presidente, Fábio Andrade, prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, que sucede o cargo ocupado pelo prefeito de Monte Alegre, Antônio  Fernandes Santos. A posse ocorreu na sede da Fames, localizada no Bairro São José, e contou com a presença de prefeitos municipais e imprensa.

Na abertura do evento, foi feito o descerramento da placa de ex-presidentes da Fames, que, além de Antônio Santos, é composta pelo fundador da federação e ex-prefeito de Santana de São Francisco, Ricardo Cruz, e o ex-prefeito Estância, Ivan Leite. Ricardo falou sobre a importância do movimento municipalista e o desafio em unir cada vez mais novos prefeitos “Essa sociedade foi fundada para termos voz em Brasília. Hoje temos 32 municípios associados e desejo que Fábio consiga aumentar esse número, unificando as prefeituras em uma federação”, disse o fundador.

Com a palavra, Antônio Santos demonstrou a gratidão em poder contribuir com o municipalismo. “Acabo de deixar esta missão com o dever cumprido, com muitas lutas não só em Sergipe, mas também no Nordeste e em Brasília. Tenho o maior prazer de estar aqui hoje passando a posse dessa presidência para o meu amigo Fábio Andrade, com a certeza de que continuará esse trabalho com muita participação. Não encerro esta luta, no que precisar estarei apoiando”, afirmou o ex-presidente.

2O novo presidente, Fábio Andrade, falou do trabalho para reverter o quadro  da crise financeira enfrentada pelo municípios. “Precisamos ampliar a nossa plataforma de prefeitos e quero a participação de vocês (prefeitos). Sozinho eu não posso fazer o meu trabalho. Preciso do apoio de todos para conduzir os problemas que irei enfrentar”, disse o presidente.

O representante da Confederação Nacional dos Municípios, Elias Zinczuk, comentou que “a gestão foi muito participativa, sempre estava em Brasília trabalhando pelos municípios sergipanos”. Antônio Dória,  presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul de Sergipe (Amurces) discorreu sobre o problema da seca, dos lixões e do piso dos professores, afirmando como a união dos prefeitos do Nordeste ajudou na organização das políticas públicas. “Precisamos nos juntar para fazer mais, tenho certeza que o novo presidente aumentará o conceito  de união”, afirmou Antônio.

Parabenizando o colega Antônio Santos, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro e presidente da Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco), Fábio Henrique, demonstrou que nos dois anos de gestão do ex-presidente houve um avanço no desenvolvimento da Federação. Também reafirmou o tão comentado movimento de unificação. “Não tenho nenhuma dúvida que teremos uma entidade unificada muito em breve”, finalizou Fábio.

Maurício Pimentel, secretário executivo da Casal Civil, foi o  representante do governador do estado de Sergipe, Jackson Barreto, na solenidade. Expressou que o trabalho da Fames contribui para um desenvolvimento em âmbitos maiores, pois “sem a unificação dos prefeitos,  não se faz nem um estado, nem um Brasil melhores”, justificou.

3O grande desafio para a atual gestão é fortalecer o movimento junto a novos filiados. “Hoje, o movimento municipalista está fragmentado, nós precisamos unir mais prefeitos a fim de obter mais recursos e proporcionar melhores serviços às prefeituras”, encerrou o mais novo presidente da Fames, Fábio Andrade.

 

 

Voltar
topo