Primeiro dia de esforço concentrado termina sem a votação de nenhuma matéria pelo Plenário da Câmara

O primeiro dia de esforço concentrado na Câmara dos Deputados antes das eleições terminou sem que os parlamentares tenham conseguido votar nenhuma matéria. Isso porque não houve acordo entre as lideranças partidárias para qualquer votação em Plenário.

Além disso, apenas 112 deputados registraram presença e eram necessários, no mínimo, 257. Com a falta de quórum a sessão foi encerrada e convocada outra para a manhã desta quarta-feira, 3 de setembro. Vários requerimentos para alterar a pauta foram apresentados.

A obstrução das votações começou na reunião de líderes com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). As lideranças não chegaram a um acordo sobre as propostas que deveriam ser votadas. Para os partidos de oposição, era imprescindível a votação do projeto que derruba o decreto presidencial sobre a Política Nacional de Participação Social.

Pauta trancada

A primeira matéria colocada em votação foi a Medida Provisória 648, que flexibilizou o horário de transmissão do prorama A Voz do Brasil durante os jogos da Copa do Mundo. A MP está trancando a pauta e impedindo a apreciação de outras proposições antes dela. Também tranca a pauta o projeto que cria regras sobre a pesquisa e exploração da biodiversidade e conhecimentos tradicionais.

[*] Agência CNM, com informações da Agência Brasil.

Voltar
topo