Prefeitura Municipal de Nossa Senhora de Lourdes

nslourdesPrefeito: Fábio Silva Andrade (PSD)

Nossa Senhora de Lourdes teve início com a chegada do casal pernambucano Joaquim José e Ana Josefa da Rochaem 1810. Eles fugiram da seca que assolava o sertão pernambucano, passaram por Piranhas, em Alagoas; Gararu, em Sergipe, e finalmente chegaram a Escurial, povoado lourdense banhado pelo Rio São Francisco. Chegando em Escurial, eles largaram a embarcação e penetraram na mata fechada até chegar a uma grande lagoa, onde existia uma considerável quantidade de antas (mamífero que chega a dois metros de altura) e resolveram fazer morada. Por este motivo aquela região ficou conhecida como Lagoa das Antas, por ter crescido ao redor de lagoas e por causa da grande quantidade desse animal na região.

Em 1950, a região denominada anteriormente de Lagoa das Antas passou a se chamar Arraial de Antas. Em 1953tornou-se oficialmente uma vila.

Finalmente, no dia 13 de maio de 1963, através da lei nº 103-A, a povoação foi elevada à categoria de cidade, a qual atualmente é Nossa Senhora de Lourdes.

Por volta dos anos 70 e 80, o município teve um acentuado crescimento, com a chegada de novas famílias.

Seu primeiro prefeito foi Paulo Barbosa de Matos e atualmente é Fabio Silva Andrade, do Partido Social Democrático – PSD, com mandato de 2013 a 2016.

Nossa Senhora de Lourdes possui 14 povoados: Areias, Baixa do Sapo, Barro Vermelho, Bom Nome, Cajarana, Carro Quebrado, Catingueira, Escurial, Lagoa do Monte, Lagoas, Olhos D’água, Padroeiro São José, Pedra Furada e Porção de Pedras.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10°04’46” sul e a uma longitude 37°03’28” oeste, estando a uma altitude de 222 metros. Sua população estimada em 2010 era de 6.238 habitantes. Possui uma área de 80,66 km².

Voltar
topo